Para sala de aula

 

2022

Pazoto, C.E.; Silva, E.P. & Duarte, M.R. 2022. Ocean literacy in Brazilian school curricula: an opportunity to improve coastal management and address coastal risks? Ocean and Coastal Management 219: 106047.

Mattos, M.S.M & Silva, E.P. 2022. Natureza da ciência (NdC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de biologia no Brasil. Actio: Docência em Ciências 7(2):1-24. 

2021

Mauricio, C.E.P.; Duarte, M.R. & Silva, E.P. 2021. Pela Valorização dos Oceanos na Educação. Ciência Hoje 377:46-52.

Pazoto, C.E.; Duarte, M.R. & Silva, E.P. 2021. A Cultura Oceânica nas Escolas. Revista de Ciência Elementar 9(2): 045.

Pazoto, C.E.; Silva, E.P.; Andrade, L.A.B; Favero, J.M.; Alô, C.F.S. & Duarte, M.R. 2021. Ocean Literacy, formal education, and governance: a diagnosis of Brazilian school curricula as a strategy to guide actions during the Ocean Decade and beyond. Ocean and Coastal Research 69(suppl.):e21041.

2020

Silva, E.P. & Andrade, L.A.B. 2020. Cinema Aula de “Quem foi que disse sobre a vida e o viver”. Revista Aleph 34:19-26.

2019

Gonçalves, T.R.F.; Duarte, M.R. & Silva, E.P. 2019. O Método Investigativo de Sherlock Holmes em “O Sinal Dos Quatro”: lições para o Ensino de Ciências. RevistAleph 32:65-80.

Gorito, V.C. & Silva, E.P. 2019. Questões do Nacionalismo em “A lição de Prático” de Mauricio Luz. SEDA – Revista de Letras da UFRRJ 4(10):76-91.

Neto, J.L., Duarte, M.R. & Silva, E.P. 2019. A genética e o mar. Revista de Ciência Elementar 7(01):015.

Silva, E.P.; Duarte, M.R. & Nicola, L.R.M. 2019. Distopia e Utopia do Nacionalismo Vira-Lata: Herança Biológica e Determinismo Genético. SEDA – Revista de Letras da UFRRJ 4(10):92-106.

2018

Alves, P.R. & Silva, E.P. 2018. Evolução em Campo: uma prática de Ensino de Evolução. Genética na Escola 13(1):14-23.

Arcanjo, F.G. & Silva, E.P. 2018. Diversidade no reino Epigenética, Darwin e Lamarck. Revista de Ciência Elementar 6(3): 067.

Mendes, A.B.; Guimarães, F.V.; Eirado-Silva, C.B.P. & Silva, E.P. 2018. Nishikigoi Jump: Padrões de cores do Pokémon Magikarp e sua relação com as variedades de carpa koi. A Bruxa 2(1):13-24.

2017

Arcanjo, F.G. & Silva, E.P. 2017. Pangênese, genes, epigênese. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 24:707-726.

Ferreira, M.S.N. & Silva, E.P. 2017. Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências 19:e2797[1]-e2797[22].

Rocha, S.J.M. & Silva, E.P. 2017. Material didático para o ensino inclusivo de herança genética. Genética na Escola 12(1):88-101.

Silva, E.P.; Arruda, T.A. & Duarte, M.R. 2017. Brasil do Samba… qui!. Ciência Hoje das Crianças Notícias.

Teixeira, I.M. & Silva, E.P. 2017. Eugenia e ensino de genética: do que se trata? Revista Ciências & Ideias 8(1):63-85.

2016

Andrade, L.A.B. & Silva, E.P. 2016. Mendel e seus abismos. Genética na Escola 11(2-Supl.): 234-243

Costa, A.B.S. & Silva, E.P. 2016. Teoria evolutiva e quadrinhos: tiras da níquel náusea e a tematização da evolução biológica. Imagens da Educação 6(2):42-52.

Mendes, A.B.; Souza, R.C.C.L. & Silva, E.P. 2016. Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da Lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Volume Especial:185-212.

Rocha, S.J.M. & Silva, E.P. 2016. Cegos e Aprendizagem de Genética em Sala de Aula: Percepções de Professores e Alunos. Revista Brasileira de Educação Especial 22(4):589-604.

Silva, E.P.; Arruda, T.A.; Souza, R.C.C.L. & Duarte, M.R. 2016. Sambaquis: Mostra da Biodiversidade Pré-Histórica. Ciência Hoje 57:30-33.

Silva, E.P.; Costa, A.B.S. & Rodrigues, F.B. 2016. Discurso e meta-discursos sobre a teoria evolutiva: A leitura da Níquel Náusea em um curso de Ciências Biológicas. Temporis[Ação] 16(2):223-241.

2015

Arcanjo, F.G. & Silva, E.P. 2015. A hipótese darwiniana da pangênese. Genética na Escola 10(2):102-109.

Silva, E.P & Costa, A.B.S. 2015. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria 8(2):163-182.

2014

Alvarenga, F.P.; Andrade, L.A.B. & Silva, E.P. 2014. Da visão cega: história, ficção e epistemologia. RevistAleph 11(22):226-238.

Arcanjo, F.G. & Silva, E.P. 2014. A Pangênese darwiniana: O uso de velhas idéias para introduzir novidades no Ensino de Biologia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) 7:2053-2061.

Borba, R.S.T.; Lehmann, L.M.S. & Silva, E.P. 2014. Altas habilidades ou Superdotação: um fenômeno a conhecer. RevistAleph 10(21):41-54.

Costa, A.B.S. & Silva, E.P. 2014. Níquel Náusea vai à escola: usos dos quadrinhos em sala de aulaComunicação & Educação 19(2):27-38.

Costa, A.B.S. & Silva, E.P. 2014. Professor Níquel Náusea: uso de história em quadrinhos no ensino da teoria evolutiva. Genética na Escola 9(1):56-63.

Costa, A.B.S. & Silva, E.P. 2014. Um jogo de bolinhas: entendendo o teorema de Hardy-Weinberg. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) 7:98-109.

Lopes, R.P.; Duarte, M.R. & Silva, E.P. 2014. A Genética e as invasões biológicas: dois estudos de caso de bivalves invasores do Brasil. Genética na Escola 9(2):86-91.

2013

Azevedo, D., & Silva, E.P. 2013. Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva. Movimento 5:143-153.

2011

Rodrigues, R.F.C. & Silva, E.P. 2011. Lamarck: fatos e boatos. Ciência Hoje 48:68-70.

2008

Silva, E.P. & Pereira-Filho, R.S. 2008. Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution. Comunicação & Educação 13(1):13-22.

2005

Andrade, L.A.B. & Silva, E.P. 2005. Dialética, diálogo e conversa: consonâncias e dissonâncias epistemológicas entre Freire e Maturana. Educação Brasileira 27(55):51-77.

2004

Solha, G.C.F. & Silva, E.P. 2004. Onde está o lugar do conceito de gene? Episteme 19:45-68.

1995

Moreira, M.C.A. & Silva, E.P. (Ver errata Ciência Hoje, 20(116): p. 4). 1995. Ciência na escola: Como a criança vê a evolução dos seres vivos. Ciência Hoje 19(114):45-48.

Translate »
Pular para o conteúdo