Histórico

O primeiro projeto da Onda Cultural na Escola se deu em 2012 em uma escola da rede pública de Cabo Frio, com o apoio da FAPERJ (Número: E-26/110.142/2012), através do Edital N.º 16/2011 do Programa-Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro quando, então, foram desenvolvidas iniciativas junto aos alunos e professores de organização do laboratório de ciências, excursões ao campo e construção de coleções didáticas. Foram realizadas também oficinas didático-pedagógicas nas quais os professores e alunos podiam discutir e trabalhar suas ações. Além disso, o trabalho do projeto foi aberto a comunidade do entorno da escola a partir de uma exposição fotográfica.

As experiências deste projeto podem ser acessadas no Blog Educação Patrimonial e Cidadania (http://www.educacaopatrimonialcf.blogspot.com.br)

No livro Cabo Frio: Bens Naturais e Culturais disponível para compra (https://clubedeautores.com.br/livro/cabo-frio)

e no artigo da Cultura Oceânica nas Escolas da Revista de Ciência Elementar (http://doi.org/10.24927/rce2021.045).

Agora a Onda Cultural na Escola está chegando a Niterói com o projeto “Educação Patrimonial, Cultura Oceânica e Cidadania: Usando Bens Naturais e Culturais como Recursos Educacionais na Construção da Niterói Que Queremos” apoiado pela Prefeitura Municipal de Niterói (https://www.educacaoniteroi.com.br/) e Universidade Federal Fluminense (https://www.uff.br/). Dessa vez mais  escolas vão  pegar essa  Onda  (E.M. Levi Carneiro e E.M.  Rachide da Glória Salim Saker) e  espera-se que a parceria entre alunos, professores e pesquisadores se espraie por toda Niterói.

Fique sabendo das novidades por aqui e nas nossas redes socias:

Translate »
Pular para o conteúdo